INVESTIMENTOS Grandes empreendimentos como o estaleiro e a refinaria conferem ainda mais importância ao evento sobre soldagem
Novas tecnologias serão apresentadas no 2º Workshop Internacional de Soldagem na Área Naval & Offshore que será realizado na próxima quinta-feira, no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, litoral sul do Estado. “Serão realizadas algumas palestras com especialistas que vão mostrar o que está sendo feito em países como Estados Unidos, Espanha e Alemanha”, resumiu o coordenador do evento, Américo Scotti, que é coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.
Soldadores são uma das profissões que estão sendo muito demandadas no Complexo de Suape. O workshop será composto por quatro palestras mais a apresentação de um estudo sobre soldagem, além de uma mesa redonda com todos os palestrantes. “É uma oportunidade para os participantes interagirem com esses especialistas”, explicou Américo.
A inscrição no workshop custa R$ 200 para os sócios das Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (Abendi), Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). Para os não sócios, a inscrição sairá por R$ 250.
O evento faz parte da 11ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq), que começa na próxima terça-feira e vai até a sexta-feira, dia 13, no mesmo local. A abertura da conferência será feita pelo governador Eduardo Campos (PSB) que vai falar sobre “Os desafios de Pernambuco para atender as demandas de óleo e gás”.
A conferência conta com minicursos técnicos, palestras, simpósios e fóruns sobre inspeção de equipamentos, desafios da indústria de tubulação e certificação para profissionais da indústria.
A expectativa dos organizadores é que cerca de mil profissionais participem do evento que vai discutir temas ligados aos empreendimentos que fazem parte da nova economia de Pernambuco, como o Estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria Abreu e Lima e o polo petroquímico. O primeiro está funcionando em Suape e os dois últimos estão em fase de implantação.
Ainda no evento, também será realizada uma exposição de tecnologia de equipamentos para corrosão e pintura, apresentando o que há de mais recente produzido por mais de 60 empresas nacionais e internacionais. (Jornal do Commercio/PE)